Apresentação
Nele os futuros professores são convidados a compartilhar com seus colegas os resultados de seus estágios, a aplicação de atividades inovadoras ou a apresentação de um novo material didático, abrindo-se para a avaliação de seus pares, à troca de ideias e à aprendizagem reflexiva.
Ainda, a participação dos futuros professores nas atividades do seminário reforça um dos pilares da moderna formação em licenciaturas, que vê o professor como profissional em constante formação, que utiliza-se da investigação e da reflexão como insumos que retroalimentam seu processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, sua participação acadêmico-científica, com apresentação de trabalhos em eventos como o Seminário, reforça ainda mais o perfil de pesquisador de suas próprias práticas.
O evento, de periodicidade anual, tem um caráter regional, acontecendo em diferentes cidades do Estado de Santa Catarina onde estão situados os polos de ensino presencial do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, assim como na cidade de Florianópolis, campus do curso presencial da Licenciatura. Por haver um polo na Cidade de Foz do Iguaçu, o Seminário tem um alcance também naquela cidade, localizada no Estado do Paraná.
Os trabalhos são apresentados em formato misto, com a preparação de painéis (banners), mas igualmente apresentando seus trabalhos oralmente (comunicação oral). Devido à natureza das atividades às quais estão vinculadas, podem ser apresentados em língua portuguesa ou em língua espanhola, seguindo-se as regras presentes no site do evento.